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Mercado Livre obtém aumento de 20% na recuperação de crédito com RCS

Entenda como o Grupo Mercado Livre utilizou o RCS Business Messaging para gerar mais acordos de pagamento e reduzir a inadimplência.
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Sobre a empresa
Mercado Livre

Com o objetivo de democratizar o comércio eletrônico, o Grupo Mercado Livre nasceu na Argentina em 1999 e hoje atua em 18 países, sendo o maior marketplace do Brasil. O ecossistema gerencia as marcas Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Shops e Mercado Livre Publicidade.

O Mercado Pago, criado em 2014, é uma instituição de pagamento, crédito, investimento e criptomoeda que facilita transações financeiras entre pessoas físicas e jurídicas, tendo o principal foco nos clientes do e-commerce MercadoLivre.com.

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Em apenas uma campanha de cobrança, o RCS gerou 14x mais interação que outros canais.

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Resumo

Para realizar cobranças, o Mercado Pago utiliza canais de comunicação digital, como SMS e e-mail, a fim de fechar novos acordos e enviar lembretes de pagamento.

Com o objetivo de diversificar a gama de canais e atingir o público de maneira mais eficaz, a empresa apostou no RCS e obteve resultados surpreendentes.

Além de aumentar as taxas de abertura e de interação das mensagens, a ferramenta aumentou a taxa de conversão da recuperação de crédito em 20%.

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A abordagem
Com um banner oficial, acompanhado de tom de voz leve e emojis, características presentes em todos os canais de comunicação da marca, a mensagem informou a existência de contas em aberto e logo ofereceu uma solução para resolver a pendência. Os botões de interação foram atrativos e chamaram a atenção dos consumidores.
Os disparos aconteceram na última semana de 2022 para uma base total de 102 mil pessoas. O público era brasileiro, com 03 a 90 dias de atraso no pagamento.
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Os resultados
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Entendendo o resultado

Para a campanha, o Mercado Pago segmentou sua base de inadimplência em: 03 a 30 dias, 31 a 60 dias, e 61 a 90 dias de atraso no pagamento.

Por se tratar de dezembro, havia uma expectativa de aumento na taxa de inadimplência e redução na taxa de pagamento, feita com base no histórico registrado pela empresa nos últimos anos. Por isso, o RCS foi inserido na estratégia de cobrança como um novo canal para atingir públicos que não costumam converter em outros meios.

Os resultados foram extremamente positivos! A interatividade da ferramenta, somada aos itens de segurança que são facilmente percebidos pelo usuário, como a identidade visual e o selo de verificação do Google, resultaram em um número maior de respostas e cliques no link. 

Assim, as mensagens enviadas via RCS foram eficientes para mudar o cenário dos anos anteriores e aumentar a taxa de recuperação de crédito do Mercado Pago no período.

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