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Estreia das Casas Bahia com RCS aumenta 109% a taxa de conversão em vendas em relação a outros canais

Entenda a performance do novo protocolo de mensageria do Google e como o grupo varejista aumentou a taxa de conversão com mensagens interativas.
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Sobre a empresa
Casas Bahia

Fundada em 1946, a Casas Bahia faz parte do Grupo Casas Bahia, importante empresa varejista, que também possui marcas icônicas brasileiras como Ponto Frio, banQi e Extra.com.br. Com uma longa história de comércio físico e online, a marca possui uma enorme base de clientes, comunicando-se com milhões de consumidores mensalmente.

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Através da experiência do RCS Business Messaging, as Casas Bahia dispararam mensagens interativas que resultaram em maior taxa de abertura, clique, resposta e conversão.

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Resumo

A Casas Bahia criou uma estratégia para fomentar a aquisição do Carnê Digital e disparou um conteúdo rico para sua base de clientes, o que gerou grande interesse do público e maior conversão comparado a outros canais.

As campanhas ocorreram no período da Black Friday e no Natal. Ainda que ambas as datas sejam importantes para o varejo, para ter sucesso, é preciso oferecer uma comunicação atrativa, pois a disputa pela atenção do cliente é cada vez maior.

O desafio

A Casas Bahia buscava despertar o interesse pela compra no e-commerce, com o pagamento através do Carnê Digital. Por se tratar de um produto de crédito com diversos requisitos, mesmo com uma base específica de clientes, seria necessário um canal que expressasse a interatividade e a credibilidade da marca. O RCS foi escolhido por ter os atributos que poderiam gerar maior performance, e o resultado surpreendeu. 

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A abordagem

A marca Casas Bahia possui uma das modalidades de crédito mais conhecidas do varejo brasileiro: o crediário simplificado. Para difundí-lo no digital, a Via tem apostado em comunicação em diversos canais para aumentar as vendas por meio desta forma de pagamento.

Nesta ação, banners atrativos foram utilizados para chamar a atenção do público, junto com cupons de desconto e maior facilidade de pagamento.

A campanha foi iniciada para impactar uma base específica de clientes na Black Friday e continuou nos períodos festivos de Natal. Ao clicar em um botão, o usuário era encaminhado ao aplicativo do e-commece, em uma página com produtos selecionados e descontos exclusivos.

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Os resultados
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O dobro de conversão comparado a outros canais 

Entendendo o resultado

Como resultado final da campanha, Casas Bahia comemoraram 109% mais conversões em vendas pelo RCS que em outros canais de mensagem.

Em uma das bases que contemplou 15 mil clientes, 48% das mensagens foram lidas, 13% foram clicadas e dessas, 76% converteram em volume de pedidos. A distribuição das mensagens apresentou bons resultados, assim como a taxa de cliques.

As demais bases variam entre 58% e 69% em volume de pedido e trouxeram maior performance comparado a outros canais.

Por se tratar de um canal que passa maior credibilidade com a verificação do perfil da marca, o usuário se sentiu mais confiante em finalizar uma compra através do método de pagamento citado. 

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Depoimento
O que diz a Casas Bahia

"A utilização do RCS engrandeceu a experiência do usuário, pois oferece maior flexibilidade de interação e interface amigável. Os recursos multimídia agregam valor em comparação a um texto simples e isso enriquece a comunicação, tornando mais atrativa para criação de jornadas completas em um único lugar. A Casas Bahia entende que o RCS é um canal promissor e tem a expectativa que se possa abranger maior receptividade das mensagens nos aparelhos móveis, resultando em aumento na performance das campanhas."

Josué Ma, Gerente de Produto de Serviços Financeiros da Casas Bahia

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